porta entreaberta

mariamiriam.portaentreaberta@gmail.com

Nome:
Localização: Viana do Castelo, Portugal

terça-feira, setembro 25, 2007

Setembro Dourado

Nos dias quentes deste Setembro fiz uma coisa que eu não fazia há alguns anos: olhei uma eira coberta por espigas douradas e depois emborquei -as para dentro de uns sacos de ráfia que serviriam para as levar até a uma máquina própria para as descaroçar, cuspindo para um lado o caroço e arremassando para o outro uns grãos de milho (isto é uma coisa muito simples…)
Durante alguns anos da minha juventude, vivi intensamente os Setembros dourados. Vivi-os entre as folhagens verdes que arranhavam a pele dos braços, entre os golpes de foicinha sobre a cana do milho, entre os pregos utilizados para romper os folhos das espigas, entre as mãos doridas de tantas vezes torcer a base das espigas e as partir, entre os molhes de palha apertados por uma folha e colocados ao longo dos muros, entre os palheiros com eles construidos.

Neste Setembro, quando olhei a eira coberta de espigas douradas, senti o quanto a vida se modifica. De certo modo, habitou em mim a saudade de uma liberdade que é diferente da liberdade que existe na vida da cidade. Eu não sei muito bem se lhe chame liberdade mas há um sentimento de desprendimento muito próprio deste lugar. Felizmente, este lugar ainda faz parte de muitos bons momentos da minha vida.